Do Oriente ao Ocidente: A Representação da Dança do Ventre no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25770/artc.19121Palavras-chave:
dança do ventre; mídia; produto cultural; globalizaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar como a dança do ventre foi representada no Brasil. Nota-se que houve dois momentos marcantes na configuração de um novo cenário para a dança no país: o lançamento da música e do videoclipe Ralando o Tchan (1997) pelo grupo de axé É o Tchan; e a transmissão da novela O Clone (2001) pela emissora de televisão Rede Globo. Assim, partindo da perspectiva de que os sujeitos são ativos e responsivos (Bakhtin, 1975), este trabalho examina como os sujeitos interpretaram a representação discursiva da dança do ventre como um produto cultural pela mídia. Para tal, são analisados discursos coletados (1) por meio de um questionário aberto entre os profissionais da dança no Brasil; e, (2) por meio de um questionário fechado, o que pensa o público em geral. Como fundamentação teórica, são retomados Giddens (1991, 2000), Adorno e Horkheimer (1978), Foucault (1975, 1977), entre outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 artciencia.com, Revista de Arte, Ciência e Comunicação

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Presume-se Autor a pessoa (física ou jurídica) cujo nome tiver sido indicado como tal na obra, conforme o uso consagrado, ou anunciado em qualquer forma de utilização ou comunicação ao público. Recomenda-se que os trabalhos submetidos não ultrapassem o número total de quatro autores. Nos casos em que o número de autores seja superior a quatro, os editores decidirão, em última instância, acerca da aceitação do trabalho submetido.
TERMOS
Ao submeter um trabalho à artciencia.com o Autor aceita, sem reservas de qualquer ordem, os termos abaixo indicados.
O mero acto de submissão de um trabalho pressupõe o conhecimento, mesmo que apenas na forma tácita, e plena aceitação dos referidos termos, não podendo operar ou ser invocado qualquer desconhecimento relativamente a estes.
Os autores que publiquem na artciencia.com, Revista de Arte, Ciência e Comunicação disponibilizarão os seus trabalhos no âmbito da Licença Creative Commons Licence CC-BY-NC 4.0: «Licensees may copy, distribute, display, and perform the work and make derivative works based on it only for non-commercial purposes».
O Autor mantém os direitos sobre seu trabalho, mas a sua publicação na artciencia.com implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição.
O autor está ciente que não receberá qualquer tipo de honorários/direitos de autor referentes à obra submetida, indepentemente da respectiva publicação ou não.
Identicamente, a artciencia.com não cobra, ao Autor, quaisquer taxas de submissão, publicação ou divulgação do trabalho submetido.
As ideias e opiniões expressas nos trabalhos submetidos são da exclusiva responsabilidade do respectivo Autor, não reflectindo, necessariamente, a linha editorial da artciencia.com.
Saliente-se o facto que a artciencia.com pode rejeitar, por decisão dos respectivos Editores, qualquer submissão que colida flagrantemente com a linha editorial da Revista. Nestes casos a decisão terá de ser comunicada ao Autor.
Após a primeira publicação, o Autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da artciencia.com, para a divulgação do seu trabalho por outros meios. Deverá, nesse caso, salvaguardar, sempre, a citação completa da publicação original.
O Autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho por qualquer meio, salvaguardando os aspectos referidos no parágrafo anterior.