El cuerpo como estrategia comunicativa en el Chile de la transición política a la democracia. La performance de las "Yeguas del Apocalipsis" en la Escuela de Periodismo de la Universidad de Concepción en 1991.
DOI:
https://doi.org/10.25770/artc.11065Palavras-chave:
Semiótica del cuerpo, arte, cuerpo, memoria, performance.Resumo
Se analiza la dimensión discursiva del cuerpo en el registro fotográfico de la instalación y performance del colectivo Yeguas del Apocalipsis en homenaje a Sebastián Acevedo presentada en la antigua Escuela de Periodismo de la Universidad de Concepción, en 1991, de la serie titulada “Tu dolor dice: minado”. En la performance, el cuerpo es un sistema de signos y de prácticas políticas, que se cita a sí mismo para desde ahí construir una presencia objetual en una puesta en escena/discurso. En este registro no se observa a alguien interpretando el papel de otra persona/personaje, por el contrario, el objeto del cuerpo está dispuesto en una función visual que crea presencia estética, desde donde el cuerpo se transforma en un enunciado y texto. El estudio tiene un enfoque cualitativo y una perspectiva descriptiva-interpretativa, visibilizando al cuerpo como discurso contenido en el registro fotográfico de la performance, expresión de las relaciones conflictuadas por el quiebre institucional de la época dictatorial. A través del lenguaje de la performance se crea una situación que permite redefinir tanto una estética semiótica de la relación entre la corporalidad o materialidad de los elementos y los procesos de significación subyacentes, como también de la memoria comunicativa, en tanto la fotografía -como práctica- permite consignar lo que ha sucedido en un tiempo y espacio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Presume-se Autor a pessoa (física ou jurídica) cujo nome tiver sido indicado como tal na obra, conforme o uso consagrado, ou anunciado em qualquer forma de utilização ou comunicação ao público. Recomenda-se que os trabalhos submetidos não ultrapassem o número total de quatro autores. Nos casos em que o número de autores seja superior a quatro, os editores decidirão, em última instância, acerca da aceitação do trabalho submetido.
TERMOS
Ao submeter um trabalho à artciencia.com o Autor aceita, sem reservas de qualquer ordem, os termos abaixo indicados.
O mero acto de submissão de um trabalho pressupõe o conhecimento, mesmo que apenas na forma tácita, e plena aceitação dos referidos termos, não podendo operar ou ser invocado qualquer desconhecimento relativamente a estes.
Os autores que publiquem na artciencia.com, Revista de Arte, Ciência e Comunicação disponibilizarão os seus trabalhos no âmbito da Licença Creative Commons Licence CC-BY-NC 4.0: «Licensees may copy, distribute, display, and perform the work and make derivative works based on it only for non-commercial purposes».
O Autor mantém os direitos sobre seu trabalho, mas a sua publicação na artciencia.com implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição.
O autor está ciente que não receberá qualquer tipo de honorários/direitos de autor referentes à obra submetida, indepentemente da respectiva publicação ou não.
Identicamente, a artciencia.com não cobra, ao Autor, quaisquer taxas de submissão, publicação ou divulgação do trabalho submetido.
As ideias e opiniões expressas nos trabalhos submetidos são da exclusiva responsabilidade do respectivo Autor, não reflectindo, necessariamente, a linha editorial da artciencia.com.
Saliente-se o facto que a artciencia.com pode rejeitar, por decisão dos respectivos Editores, qualquer submissão que colida flagrantemente com a linha editorial da Revista. Nestes casos a decisão terá de ser comunicada ao Autor.
Após a primeira publicação, o Autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da artciencia.com, para a divulgação do seu trabalho por outros meios. Deverá, nesse caso, salvaguardar, sempre, a citação completa da publicação original.
O Autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho por qualquer meio, salvaguardando os aspectos referidos no parágrafo anterior.