O "umwelt" da Capoeira Angola

Autores/as

  • María Laura Corvalán Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.25770/artc.11606

Palabras clave:

capoeira angola – corpo ambiente – umwelt – metáforas

Resumen

A partir de uma perspectiva co-evolutiva do corpo com o seu ambiente, este texto busca aproximar certas questões em torno da experiência corporal que acontece na capoeira angola em Salvador, Bahia, Brasil. Este ensaio propõe a idéia de Umwelt (UEXKULL, 1992) para pensar o ‘universo particular’ que se constrói no interagir dos corpos dos capoeiristas e o ambiente da capoeira. Pretende-se estudar determinadas metáforas no/do corpo do capoeirista, nas quais se transmitem conceitos e idéias da capoeira, ao mesmo tempo que se atualiza o seu ambiente. Assim, será observada, como experiência física e cultural (LAKOFF e JOHNSON, 1980), a capoeira angola que constrói um universo simbólico, político e estético que não corresponde, necessariamente, com os valores culturais da sociedade onde está inserida.

Biografía del autor/a

María Laura Corvalán, Universidade Federal da Bahia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (Salvador/Bahia/Brasil). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela mesma instituição -UFBA-.Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina). Docente, pesquisadora e artista de danças afro-americanas.

Archivos adicionales

Publicado

2012-05-19

Cómo citar

Corvalán, M. L. (2012). O "umwelt" da Capoeira Angola. artciencia.Com, Revista De Arte, Ciência E Comunicação, (15). https://doi.org/10.25770/artc.11606