Inscrições Digitais sobre o Olhar: Pintura Digital como Experimentação do Ato Pictórico
DOI:
https://doi.org/10.25770/artc.13481Palavras-chave:
Pintura Digital, Software, ArtRage, RetratoResumo
As obras digitais "Recortes que não são recortes"(2016), "Olhar I"(2017), "Na Penumbra" (2017), "Dispersão da Forma" (2017) e "(Des)encoberto"(2017) foram criadas pela artista visual brasileira Roberta Gerling Moro e fazem parte de seu processo de experimentação do ato pictórico a partir da utilização do software ArtRage como ferramenta artística. Nesse processo, a artista evidencia o ato pictórico realizado sob os comandos e inscrições algorítmicas das interfaces digitais. Entre suas influências estão o artista britânico David Hockney, o brasileiro Iberê Camargo, o expressionista Van Gogh e o pintor de retratos, Lucian Freud. Das inúmeras produções e experimentações, a artista apresenta cinco imagens decorrentes de seu trabalho mais recente (2016/2017) realizado especificamente com as ferramentas digitais, a saber, o pincel, lápis, tubo de tinta e espátula, disponibilizadas pelo software ArtRage, com o auxílio de uma mesa digitalizadora. Nas imagens, a artista traz retratos de pessoas sem nome e inexistentes. Embora a materialidade não seja a tinta, a tela ou o pincel tal como a conhecemos, tais experimentações revelam um pouco sobre sua história e trajetória, na tentativa de compreender a si mesma e aos outros. Outros que deixam seus rastros pelo caminho, com suas fragilidades, pensamentos, sentimentos, próprios do ser humano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 artciencia.com, Revista de Arte, Ciência e Comunicação

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Presume-se Autor a pessoa (física ou jurídica) cujo nome tiver sido indicado como tal na obra, conforme o uso consagrado, ou anunciado em qualquer forma de utilização ou comunicação ao público. Recomenda-se que os trabalhos submetidos não ultrapassem o número total de quatro autores. Nos casos em que o número de autores seja superior a quatro, os editores decidirão, em última instância, acerca da aceitação do trabalho submetido.
TERMOS
Ao submeter um trabalho à artciencia.com o Autor aceita, sem reservas de qualquer ordem, os termos abaixo indicados.
O mero acto de submissão de um trabalho pressupõe o conhecimento, mesmo que apenas na forma tácita, e plena aceitação dos referidos termos, não podendo operar ou ser invocado qualquer desconhecimento relativamente a estes.
Os autores que publiquem na artciencia.com, Revista de Arte, Ciência e Comunicação disponibilizarão os seus trabalhos no âmbito da Licença Creative Commons Licence CC-BY-NC 4.0: «Licensees may copy, distribute, display, and perform the work and make derivative works based on it only for non-commercial purposes».
O Autor mantém os direitos sobre seu trabalho, mas a sua publicação na artciencia.com implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição.
O autor está ciente que não receberá qualquer tipo de honorários/direitos de autor referentes à obra submetida, indepentemente da respectiva publicação ou não.
Identicamente, a artciencia.com não cobra, ao Autor, quaisquer taxas de submissão, publicação ou divulgação do trabalho submetido.
As ideias e opiniões expressas nos trabalhos submetidos são da exclusiva responsabilidade do respectivo Autor, não reflectindo, necessariamente, a linha editorial da artciencia.com.
Saliente-se o facto que a artciencia.com pode rejeitar, por decisão dos respectivos Editores, qualquer submissão que colida flagrantemente com a linha editorial da Revista. Nestes casos a decisão terá de ser comunicada ao Autor.
Após a primeira publicação, o Autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da artciencia.com, para a divulgação do seu trabalho por outros meios. Deverá, nesse caso, salvaguardar, sempre, a citação completa da publicação original.
O Autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho por qualquer meio, salvaguardando os aspectos referidos no parágrafo anterior.