O nu feminino na Argentina e no Brasil - Pinturas de Eduardo Sívori e Rodolpho Amoêdo
DOI:
https://doi.org/10.25770/artc.12191Palavras-chave:
Eduardo Sívori, Rodolpho Amoêdo, Female nude.Resumo
The article analyzes how Eduardo Sívori (Buenos Aires, 1847-1918) and Rodolpho Amoêdo (Rio de Janeiro, 1857-1941) come into contact, in Europe, with the contemporaries’ representations of the female nude and how they, each in their own way, assimilated these representations. In this sense, two works standout in the production of these artists: Le lever da la bonne (1887), by Sívori e Estudo de Mulher (1884), by Amoêdo. The article seeks to answer some questions: Did the artists desired to please or to shock with their paintings? Were these paintings a source of controversies, criticisms or compliments? Were they seen as innovative or traditional? Did they correspond to the expectations that were deposited in the young artists?
O artigo analisa como Eduardo Sívori (Buenos Aires, 1847-1918) e Rodolpho Amoêdo (Rio de Janeiro, 1857-1941) entraram em contato, na Europa, com as contemporâneas representações do nu feminino e como eles, cada um à sua maneira, assimilaram essas representações. Nesse sentido, duas obras se destacam na produção destes artistas: Le lever da la bonne (1887), de Sívori e Estudo de Mulher (1884), de Amoêdo. O artigo procura responder às seguintes questões: desejavam os artistas agradar ou chocar com suas pinturas? Foram as pinturas motivo de controvérsias, críticas ou elogios? Foram vistas como inovadoras ou 'tradicionais'? Corresponderam elas às expectativas que eram depositadas nos dois jovens artistas?
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Presume-se Autor a pessoa (física ou jurídica) cujo nome tiver sido indicado como tal na obra, conforme o uso consagrado, ou anunciado em qualquer forma de utilização ou comunicação ao público. Recomenda-se que os trabalhos submetidos não ultrapassem o número total de quatro autores. Nos casos em que o número de autores seja superior a quatro, os editores decidirão, em última instância, acerca da aceitação do trabalho submetido.
TERMOS
Ao submeter um trabalho à artciencia.com o Autor aceita, sem reservas de qualquer ordem, os termos abaixo indicados.
O mero acto de submissão de um trabalho pressupõe o conhecimento, mesmo que apenas na forma tácita, e plena aceitação dos referidos termos, não podendo operar ou ser invocado qualquer desconhecimento relativamente a estes.
Os autores que publiquem na artciencia.com, Revista de Arte, Ciência e Comunicação disponibilizarão os seus trabalhos no âmbito da Licença Creative Commons Licence CC-BY-NC 4.0: «Licensees may copy, distribute, display, and perform the work and make derivative works based on it only for non-commercial purposes».
O Autor mantém os direitos sobre seu trabalho, mas a sua publicação na artciencia.com implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição.
O autor está ciente que não receberá qualquer tipo de honorários/direitos de autor referentes à obra submetida, indepentemente da respectiva publicação ou não.
Identicamente, a artciencia.com não cobra, ao Autor, quaisquer taxas de submissão, publicação ou divulgação do trabalho submetido.
As ideias e opiniões expressas nos trabalhos submetidos são da exclusiva responsabilidade do respectivo Autor, não reflectindo, necessariamente, a linha editorial da artciencia.com.
Saliente-se o facto que a artciencia.com pode rejeitar, por decisão dos respectivos Editores, qualquer submissão que colida flagrantemente com a linha editorial da Revista. Nestes casos a decisão terá de ser comunicada ao Autor.
Após a primeira publicação, o Autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da artciencia.com, para a divulgação do seu trabalho por outros meios. Deverá, nesse caso, salvaguardar, sempre, a citação completa da publicação original.
O Autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho por qualquer meio, salvaguardando os aspectos referidos no parágrafo anterior.