Por que Museu?
DOI:
https://doi.org/10.25770/artc.12187Palavras-chave:
Brazilian contemporary art, institutions, art circuit, Nelson Leirner.Resumo
This paper seeks to understand the relationship between art institutions and the artistic proposals of Nelson Leirner since the sixties. In order to attain our objective, we have sought to consider exhibitions, which have had both the subversion of the conventional expositive meaning and broad or specific interaction with the public, as a double purpose. The period under consideration runs from the sixties – when the exhibitions brought about a critical impact, causing controversy amongst cultural and economic agents – to the 2000s – when the artist himself recognizes that the art circulation system has assimilated his provocations and has domesticated works of art previously considered participative and challenging, a fact Leirner considers worse still...
O presente trabalho buscou compreender a relação entre as instituições da arte e as propostas artísticas de Nelson Leirner desde os anos 1960. Para alcançar nosso objetivo, buscamos mapear exposições que tiveram como duplo propósito a subversão do sentido expositivo convencional e a interação com o público, amplo ou específico. O percurso pontuado vai dos anos 60 – quando as mostras surtiam impacto crítico, polemizando com os agentes culturais e econômicos – aos anos 2000 – quando o próprio artista constata que o sistema de circulação da arte já havia assimilado suas provocações e, o que Leirner considera mais grave, domesticado obras antes participativas e questionadoras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Presume-se Autor a pessoa (física ou jurídica) cujo nome tiver sido indicado como tal na obra, conforme o uso consagrado, ou anunciado em qualquer forma de utilização ou comunicação ao público. Recomenda-se que os trabalhos submetidos não ultrapassem o número total de quatro autores. Nos casos em que o número de autores seja superior a quatro, os editores decidirão, em última instância, acerca da aceitação do trabalho submetido.
TERMOS
Ao submeter um trabalho à artciencia.com o Autor aceita, sem reservas de qualquer ordem, os termos abaixo indicados.
O mero acto de submissão de um trabalho pressupõe o conhecimento, mesmo que apenas na forma tácita, e plena aceitação dos referidos termos, não podendo operar ou ser invocado qualquer desconhecimento relativamente a estes.
Os autores que publiquem na artciencia.com, Revista de Arte, Ciência e Comunicação disponibilizarão os seus trabalhos no âmbito da Licença Creative Commons Licence CC-BY-NC 4.0: «Licensees may copy, distribute, display, and perform the work and make derivative works based on it only for non-commercial purposes».
O Autor mantém os direitos sobre seu trabalho, mas a sua publicação na artciencia.com implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição.
O autor está ciente que não receberá qualquer tipo de honorários/direitos de autor referentes à obra submetida, indepentemente da respectiva publicação ou não.
Identicamente, a artciencia.com não cobra, ao Autor, quaisquer taxas de submissão, publicação ou divulgação do trabalho submetido.
As ideias e opiniões expressas nos trabalhos submetidos são da exclusiva responsabilidade do respectivo Autor, não reflectindo, necessariamente, a linha editorial da artciencia.com.
Saliente-se o facto que a artciencia.com pode rejeitar, por decisão dos respectivos Editores, qualquer submissão que colida flagrantemente com a linha editorial da Revista. Nestes casos a decisão terá de ser comunicada ao Autor.
Após a primeira publicação, o Autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da artciencia.com, para a divulgação do seu trabalho por outros meios. Deverá, nesse caso, salvaguardar, sempre, a citação completa da publicação original.
O Autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho por qualquer meio, salvaguardando os aspectos referidos no parágrafo anterior.