Retroações Digitais no Livro Impresso. O caso de VAS: An Opera in Flatland (2002), de Steve Tomasula.
DOI:
https://doi.org/10.25770/artc.11092Palavras-chave:
Romance experimental, Cultura Digital, Retroação, Códice.Resumo
O livro impresso é um dos maiores representantes da cultura material, ou cultura pré-digital/analógica. No entanto, argumento que o romance impresso contemporâneo, um género historicamente relacionado com o códice, encontra-se sob um processo de intensificação material através de técnicas e instrumentos de composição digital e produção. Assim, este artigo tem como objetivo abordar estas questões sobre as interseções entre literatura impressa e a cultura digital. A análise é focada no romance VAS: An Opera in Flatland (2002) de Steve Tomasula. Este é um romance multimodal, no qual convergem diferentes inscrições textuais (tipografia, fotografia, desenho ...), transmitindo discursos complexos, através das suas instanciações impressas e digitais. Defendo que uma atenção a estas retroações no romance em análise permite elaborar uma relação entre a cultura analógica/impressa e a cultura digital em que as experimentações textuais revelam uma prática crítica que interroga os modos de intersecção das duas culturas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Presume-se Autor a pessoa (física ou jurídica) cujo nome tiver sido indicado como tal na obra, conforme o uso consagrado, ou anunciado em qualquer forma de utilização ou comunicação ao público. Recomenda-se que os trabalhos submetidos não ultrapassem o número total de quatro autores. Nos casos em que o número de autores seja superior a quatro, os editores decidirão, em última instância, acerca da aceitação do trabalho submetido.
TERMOS
Ao submeter um trabalho à artciencia.com o Autor aceita, sem reservas de qualquer ordem, os termos abaixo indicados.
O mero acto de submissão de um trabalho pressupõe o conhecimento, mesmo que apenas na forma tácita, e plena aceitação dos referidos termos, não podendo operar ou ser invocado qualquer desconhecimento relativamente a estes.
Os autores que publiquem na artciencia.com, Revista de Arte, Ciência e Comunicação disponibilizarão os seus trabalhos no âmbito da Licença Creative Commons Licence CC-BY-NC 4.0: «Licensees may copy, distribute, display, and perform the work and make derivative works based on it only for non-commercial purposes».
O Autor mantém os direitos sobre seu trabalho, mas a sua publicação na artciencia.com implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição.
O autor está ciente que não receberá qualquer tipo de honorários/direitos de autor referentes à obra submetida, indepentemente da respectiva publicação ou não.
Identicamente, a artciencia.com não cobra, ao Autor, quaisquer taxas de submissão, publicação ou divulgação do trabalho submetido.
As ideias e opiniões expressas nos trabalhos submetidos são da exclusiva responsabilidade do respectivo Autor, não reflectindo, necessariamente, a linha editorial da artciencia.com.
Saliente-se o facto que a artciencia.com pode rejeitar, por decisão dos respectivos Editores, qualquer submissão que colida flagrantemente com a linha editorial da Revista. Nestes casos a decisão terá de ser comunicada ao Autor.
Após a primeira publicação, o Autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da artciencia.com, para a divulgação do seu trabalho por outros meios. Deverá, nesse caso, salvaguardar, sempre, a citação completa da publicação original.
O Autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho por qualquer meio, salvaguardando os aspectos referidos no parágrafo anterior.