A Representação do Desastre Automobilístico como Apogeu da Paisagem Tecnológica: Do Futurismo Italiano a "Crash"

Authors

  • Rosângela Fachel de Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.25770/artc.11599

Keywords:

Futurismo, Crash, Desastre automobilístico

Abstract

Este artigo analisa os diálogos intertextuais e interdisciplinares entre o Movimento Futurista Italiano e as duas versões de Crash (o romance escrito por J. G. Ballard e sua adaptação para o cinema realizada por David Cronenberg) em relação à maneira como compartilham o interesse pelo imaginário relacionado ao automóvel e aos desastres automobilísticos enquanto representação máxima da potencialidade tecnológica em interação com o corpo humano.

Author Biography

Rosângela Fachel de Medeiros

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e mestre e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, interdisciplinaridade, literatura comparada, estudos culturais, literatura.

Published

2012-05-19

How to Cite

de Medeiros, R. F. (2012). A Representação do Desastre Automobilístico como Apogeu da Paisagem Tecnológica: Do Futurismo Italiano a "Crash". artciencia.Com, Revista De Arte, Ciência E Comunicação, (15). https://doi.org/10.25770/artc.11599