A Narrativa Alegórica na Experiência Criativa - Walter Benjamin e as Artes Cênicas

Autores/as

  • Juliano Casimiro de Camargo Sampaio Universidade Federal do Tocantins Universidade de São Paulo
  • Lívia Mathias Simão Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25770/artc.11153

Palabras clave:

Narrativa, Alegoria, Subjetividade, Temporalidade.

Resumen

Este artigo realiza a análise de uma experiência de criação cênica de participantes com idades entre 08 e 14 anos, a partir da concepção de Walter Benjamin sobre a construção de narrativas alegóricas e da pluralidade do conhecimento como condição da expressão do homem moderno, em articulação com a perspectiva do Construtivismo Semiótico-Cultural em Psicologia a respeito das relações entre desejo e futuridade. A alegoria será tomada como possibilitadora de diálogos entre reminiscências (passado), expectativas (futuridade) e a vertiginosidade do conhecimento no espaço da agoridade. Com a análise do ato de construção coletiva e consensual de uma dramaturgia e sua posterior encenação, e a partir de tal recorte teórico, pretendeu-se compreender como narrar uma história e torná-la, nesse caso, cênica, potencializa movimentos de reorganização intra e intersubjetivas e possibilita novas significações afetivo-cognitivas sobre vivências cotidianas por parte da díade narrador/ouvinte. Por desdobramento, investigamos como o esfacelamento da experiência, proposta pelo filósofo alemão como condição do homem moderno, implica, no ato de narrar, na construção constante de novos regimes de linguagem.

Biografía del autor/a

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Universidade Federal do Tocantins Universidade de São Paulo

Doutorando (AS ARTES CÊNICAS E O CONSTRUTIVISMO SEMIÓTICO-CULTURAL EM PSICOLOGIA - fricções por uma teoria do sujeito da criação) e Mestre (DRAMATURGIAS CONSENSUAIS - a interação verbal no ato criativo) em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da USP; Bacharel em Artes Cênicas, pela UNICAMP; é professor assistente em regime de dedicação exclusiva do curso de Licenciatura em Artes-Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Responde como Diretor Artístico-Pedagógico do Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica (Tatuí-São Paulo - desde 2010), e como pesquisador do Laboratório de Interação Verbal e Construção de Conhecimento (IP/USP - desde 2008). Desenvolve pesquisas nas fronteiras entre as Artes Cênicas, a Psicologia (Construtivismo Semiótico-Cultural) e a Educação (em uma perspectiva filosófico-cultural), tomando como temas de interesse: Corporeidade, Composição Poética Cênica, Narrativa de Criação, Construção de Conhecimento e Desenvolvimento Afetivo-Cognitivo Humano.

Lívia Mathias Simão, Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo

Professora Livre-Docente do IP-USP/Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq / Brasil. Bacharel, Mestre e Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Publicado

2013-05-04

Cómo citar

Sampaio, J. C. de C., & Simão, L. M. (2013). A Narrativa Alegórica na Experiência Criativa - Walter Benjamin e as Artes Cênicas. artciencia.Com, Revista De Arte, Ciência E Comunicação, (16). https://doi.org/10.25770/artc.11153