A Arca Russa habita uma imagem

Authors

  • Patrícia Rosas Prior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25770/artc.11091

Keywords:

Sokurov, Cinema, Rússia, Aura

Abstract

Alexander Sokurov estava à frente do seu tempo, quando 15 anos antes pensou na possibilidade de fazer um filme com um único take. A era digital ainda estaria para chegar e conceder-lhe essa possibilidade. Assim, Russkij Kovcheg (A Arca Russa, 2002) é um filme de um único plano-sequência, filmado num dia (23 de Dezembro de 2001), e é também a mais longa sequência em Cinema operada em Steadicam. A ideia de filmar o Hermitage de São Petersburgo, um dos maiores e mais antigos museus do mundo, foi tecnologicamente uma revolução: o único take de 90 minutos em cinema digital, em tempo real, através das galerias do Hermitage, é uma viagem no tempo por diversos períodos da história da Rússia até ao presente. A ligação entre tempo e espaço – a dimensão cinematográfica – consagra ao filme um lugar único na história do Cinema.

Author Biography

Patrícia Rosas Prior, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa

Doutoranda em Estudos Artísticos - Arte e Mediações da FCSH-UNL

Published

2015-09-28

How to Cite

Prior, P. R. (2015). A Arca Russa habita uma imagem. artciencia.Com, Revista De Arte, Ciência E Comunicação, (19). https://doi.org/10.25770/artc.11091