Inscrições Digitais sobre o Olhar: Pintura Digital como Experimentação do Ato Pictórico

Autores

  • Roberta Gerling Moro ULBRA - Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25770/artc.13481

Palavras-chave:

Pintura Digital, Software, ArtRage, Retrato

Resumo

As obras digitais "Recortes que não são recortes"(2016), "Olhar I"(2017), "Na Penumbra" (2017), "Dispersão da Forma" (2017) e "(Des)encoberto"(2017) foram criadas pela artista visual brasileira Roberta Gerling Moro e fazem parte de seu processo de experimentação do ato pictórico a partir da utilização do software ArtRage como ferramenta artística. Nesse processo, a artista evidencia o ato pictórico realizado sob os comandos e inscrições  algorítmicas das interfaces digitais. Entre suas influências estão o artista britânico David Hockney, o brasileiro Iberê Camargo, o expressionista Van Gogh e o pintor de retratos, Lucian Freud. Das inúmeras produções e experimentações, a artista apresenta cinco imagens decorrentes de seu trabalho mais recente (2016/2017) realizado especificamente com as ferramentas digitais, a saber, o pincel, lápis, tubo de tinta e espátula, disponibilizadas pelo software ArtRage, com o auxílio de uma mesa digitalizadora. Nas imagens, a artista traz retratos de pessoas sem nome e inexistentes. Embora a materialidade não seja a tinta, a tela ou o pincel tal como a conhecemos, tais experimentações revelam um pouco sobre sua história e trajetória, na tentativa de compreender a si mesma e aos outros. Outros que deixam seus rastros pelo caminho, com suas fragilidades, pensamentos, sentimentos, próprios do ser humano.

Biografia Autor

Roberta Gerling Moro, ULBRA - Universidade Luterana do Brasil

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Luterana do Brasil. Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação pela mesma instituição. Artista visual digital.

Downloads

Publicado

2021-10-06

Como Citar

Gerling Moro, R. (2021). Inscrições Digitais sobre o Olhar: Pintura Digital como Experimentação do Ato Pictórico. artciencia.Com, Revista De Arte, Ciência E Comunicação, (24-25). https://doi.org/10.25770/artc.13481