A Narrativa Alegórica na Experiência Criativa - Walter Benjamin e as Artes Cênicas

Authors

  • Juliano Casimiro de Camargo Sampaio Universidade Federal do Tocantins Universidade de São Paulo
  • Lívia Mathias Simão Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25770/artc.11153

Keywords:

Narrativa, Alegoria, Subjetividade, Temporalidade.

Abstract

Este artigo realiza a análise de uma experiência de criação cênica de participantes com idades entre 08 e 14 anos, a partir da concepção de Walter Benjamin sobre a construção de narrativas alegóricas e da pluralidade do conhecimento como condição da expressão do homem moderno, em articulação com a perspectiva do Construtivismo Semiótico-Cultural em Psicologia a respeito das relações entre desejo e futuridade. A alegoria será tomada como possibilitadora de diálogos entre reminiscências (passado), expectativas (futuridade) e a vertiginosidade do conhecimento no espaço da agoridade. Com a análise do ato de construção coletiva e consensual de uma dramaturgia e sua posterior encenação, e a partir de tal recorte teórico, pretendeu-se compreender como narrar uma história e torná-la, nesse caso, cênica, potencializa movimentos de reorganização intra e intersubjetivas e possibilita novas significações afetivo-cognitivas sobre vivências cotidianas por parte da díade narrador/ouvinte. Por desdobramento, investigamos como o esfacelamento da experiência, proposta pelo filósofo alemão como condição do homem moderno, implica, no ato de narrar, na construção constante de novos regimes de linguagem.

Author Biographies

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Universidade Federal do Tocantins Universidade de São Paulo

Doutorando (AS ARTES CÊNICAS E O CONSTRUTIVISMO SEMIÓTICO-CULTURAL EM PSICOLOGIA - fricções por uma teoria do sujeito da criação) e Mestre (DRAMATURGIAS CONSENSUAIS - a interação verbal no ato criativo) em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da USP; Bacharel em Artes Cênicas, pela UNICAMP; é professor assistente em regime de dedicação exclusiva do curso de Licenciatura em Artes-Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Responde como Diretor Artístico-Pedagógico do Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica (Tatuí-São Paulo - desde 2010), e como pesquisador do Laboratório de Interação Verbal e Construção de Conhecimento (IP/USP - desde 2008). Desenvolve pesquisas nas fronteiras entre as Artes Cênicas, a Psicologia (Construtivismo Semiótico-Cultural) e a Educação (em uma perspectiva filosófico-cultural), tomando como temas de interesse: Corporeidade, Composição Poética Cênica, Narrativa de Criação, Construção de Conhecimento e Desenvolvimento Afetivo-Cognitivo Humano.

Lívia Mathias Simão, Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo

Professora Livre-Docente do IP-USP/Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq / Brasil. Bacharel, Mestre e Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Published

2013-05-04

How to Cite

Sampaio, J. C. de C., & Simão, L. M. (2013). A Narrativa Alegórica na Experiência Criativa - Walter Benjamin e as Artes Cênicas. artciencia.Com, Revista De Arte, Ciência E Comunicação, (16). https://doi.org/10.25770/artc.11153