Retroações Digitais no Livro Impresso. O caso de VAS: An Opera in Flatland (2002), de Steve Tomasula.

Authors

  • Sandra Bettencourt Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.25770/artc.11092

Keywords:

Romance experimental, Cultura Digital, Retroação, Códice.

Abstract

O livro impresso é um dos maiores representantes da cultura material, ou cultura pré-digital/analógica. No entanto, argumento que o romance impresso contemporâneo, um género historicamente relacionado com o códice, encontra-se sob um processo de intensificação material através de técnicas e instrumentos de composição digital e produção. Assim, este artigo tem como objetivo abordar estas questões sobre as interseções entre literatura impressa e a cultura digital. A análise é focada no romance VAS: An Opera in Flatland (2002) de Steve Tomasula. Este é um romance multimodal, no qual convergem diferentes inscrições textuais (tipografia, fotografia, desenho ...), transmitindo discursos complexos, através das suas instanciações impressas e digitais. Defendo que uma atenção a estas retroações no romance em análise permite elaborar uma relação entre a cultura analógica/impressa e a cultura digital em que as experimentações textuais revelam uma prática crítica que interroga os modos de intersecção das duas culturas.

Published

2015-09-15

How to Cite

Bettencourt, S. (2015). Retroações Digitais no Livro Impresso. O caso de VAS: An Opera in Flatland (2002), de Steve Tomasula. artciencia.Com, Revista De Arte, Ciência E Comunicação, (19). https://doi.org/10.25770/artc.11092